O que é um contador inteligente? 

Também conhecido como smart meter um contador inteligente regista e monitoriza a eletricidade consumida em intervalos de tempo pré definidos. A partir deste dispositivo o cliente consegue receber automaticamente leituras e a faturação do consumo de eletricidade sem estimativas, se este estiver em telecontagem. 

O que é telecontagem? 

A telecontagem consiste numa forma digital de realizar a contagem do consumo de energia, permitindo assim uma comunicação automática entre os contadores e o operador de rede de distribuição. Pode assim alterar facilmente a sua tarifa sem que um técnico se desloque a sua casa. 

Vantagens de um contador inteligente

Algumas vantagens associadas a contadores inteligentes:

Faturas reais:  com esta funcionalidade passa a pagar apenas o que consumiu durante o período de faturação, deixando de ser baseado em estimativas. 

Leituras automáticas: as leituras chegam automaticamente ao distribuidor enviados pelo próprio contador inteligente.

Suporte remoto: para alterar a sua tarifa ou potência deixa de ser necessária a deslocação de um técnico a sua casa, podendo alterar remotamente. Isto permite também uma maior facilidade no despiste de avarias.

Monitorização dos seus consumos: ao permitir o tratamento dos seus dados se-lhe-á facultada informação personalizada ajudando-o assim a tomar decisões acertadas por exemplo quanto à tarifa mais indicada para os seus hábitos.