Hoje em dia existem inúmeras maneiras de se conseguir poupar quer na conta da luz quer na conta da água. No entanto, serão todas estas medidas realmente cost-effective e irão ajudar a poupar no final do mês? A resposta a esta pergunta é ambígua. Cada caso é um caso e merece ser estudado de forma personalizada com o objetivo de arranjar uma solução capaz de lhe fazer poupar bastante dinheiro.
Ao investir num sistema integrado de domótica para além de conseguir reduzir os seus consumos vai também prolongar a vida de muitos equipamentos e reduzir consideravelmente o seu impacto ambiental. Com uma casa inteligente é possível poupar mais, pois os dispositivos smart estão integrados e assim torna-se possível programar os equipamentos para funcionarem automaticamente em determinados momentos do dia.
O funcionamento automático evita que os utilizadores deixem as luzes acesas durante várias horas e sem necessidade. Além disso, é possível ajustar os níveis de intensidade dos aparelhos de forma a gastar menos energia ou programá-los para funcionarem em horários que estejam com tarifa mais baixa.
Estamos a falar de soluções capazes de monitorizar o consumo de água e energia, enviar notificações e desligar circuitos (água ou luz) em casos de emergência. Podemos ainda falar de funcionalidades extra como cálculo de desvios padrão que podem por exemplo detetar fugas lentas de água, evitando assim uma enorme dor de cabeça no fim do mês. Para além da poupança, existem várias razões para investir numa casa inteligente: conheça-as.