Nos dias de hoje, o conceito de casa inteligente e conectada já é uma realidade e as tecnologias associadas crescem exponencialmente. Antes de iniciar a criação da sua casa inteligente, é importante saber que grande parte dos dispositivos usados para elevar o nível de inteligência de uma casa comunicam por Wi-Fi. Por esta razão, e pelo facto de ser desagradável não poder andar pela sua habitação sem ter preocupações com a rede, vamos deixar aqui cinco formas de eliminar os problemas relacionados com este tema: 

Router de qualidade

Investir num router de qualidade pode resolver os seus problemas. Os routers das operadoras por norma não são os melhores sendo que no mercado existem soluções bastante mais profissionais. 

Repetidores ou Access Points

Deve, sempre que possível, escolher APs e configurá-los como tal para tirar melhor partido deste dispositivo (e não usar apenas como repetidor de Wi-Fi). Deve também parametrizá-lo para estender a sua rede e não criar uma nova.

Posicionamento

Todos os dispositivos, que sejam relacionados com a rede, devem estar no local mais central e aberto possível, sem que existam paredes ou obstáculos a prejudicar o sinal. 

Sinal do Router

No caso de ter de utilizar APs, devido ao tamanho da casa ou à configuração desta, deve sempre ter em atenção o sinal do seu router. Se colocar o AP num local onde o router ainda tenha alcance, os dispositivos Wi-Fi podem permanecer ligados ao router com um sinal baixo em vez de se ligarem ao AP. Nos parâmetros do router pode baixar um pouco o sinal e resolver este problema. 

Rede Mesh

Optar por uma rede mesh vai, sem dúvida, elevar a qualidade do Wi-Fi em sua casa. Mais estável, uma rede mesh permite eliminação de zonas ‘mortas’, redução de oscilações e quedas de sinal e ainda gere de forma inteligente a distribuição de sinal entre dispositivos. 

Se já pensou em ter uma casa inteligente ou se ainda está a pensar no tema, uma boa rede Wi-Fi é um ponto importante a ter em conta, nada que na Óbvio não possamos ajudar a melhorar.