Se fizer uma pequena pesquisa por casas inteligentes, irá encontrar vários dispositivos que ajudam a automatizar a sua casa, mas há passos importantes para iniciar a criação da sua casa inteligente e é essencial saber o que pode realmente automatizar para que a sua casa fique mais confortável, segura e económica. 

Neste artigo enumeramos alguns aspetos que poderá tornar automático. 

Iluminação:

A iluminação é um passo importante na automatização da sua casa, controlar as luzes através da app e voz, em conjunto com a criação de cenários, facilitam a sua vida dentro e fora de casa. 

Tomadas:

Tornar as tomadas inteligentes é importante para o controlo das mesmas através da app, de forma a conseguir ligar/desligar qualquer tomada sempre que for necessário. 

Controlo de acessos:

Poderá controlar a porta, assim como os portões de entrada da sua casa. As fechaduras inteligentes têm o benefício de ficar livre de chaves e comandos, através da criação de senhas, que podem ser permanentes ou temporárias e funcionam em determinados dias e horários, por aproximação do seu smartphone ou tablet conectado por Bluetooth, e até mesmo de forma remota. 

Aquecimento:

Controlar o aquecimento é essencial para o conforto e economia da sua casa. Não voltará a esquecer o aquecimento ligado, nem voltará a ir para casa sem ter a certeza que estará à temperatura que deseja. 

Cortinas, estores, persianas e blackouts:

O controlo de cortinas de forma automática é um excelente recurso para quem procura conforto no seu dia a dia. Desta forma, poderá programar as cortinas para abrirem na hora de acordar sem ter que sair da cama. Poderá regulá-las para abrirem de forma automática ao longo do dia, de acordo com a necessidade de iluminação e programar para fechá-las quando for necessário. 

Câmaras de segurança:

As câmaras de segurança integradas com o seu smartphone ou tablet são essenciais para a segurança da sua casa. Poderá monitorizar qualquer área, interior ou exterior e poderá receber um alerta em caso de intrusão ou visualizar as imagens gravadas quando desejar. 

Sistema de rega:

Com um sistema de rega inteligente é possível controlar vários circuitos diferentes de água, definir e controlar horários de rega, dependendo das áreas preferidas, pela meteorologia e ter uma maior poupança de água.

Piscina:

É possível controlar todas as funcionalidades da sua piscina, como por exemplo, a medição do pH, a temperatura, a higienização e a salinidade através do smartphone ou tablet, de forma local ou remota, assim como a possibilidade de criar cenários com luzes, cascatas ou jacuzzis.

Medidores de energia:

De forma a controlar os gastos energéticos da sua casa, é importante a instalação de medidores de energia integrados, de modo a comparar os consumos de meses anteriores e ajustar os seus hábitos nos meses seguintes. Através da app terá acesso aos gráficos de consumo, alertas de ocupação e de uso, gráficos de corrente, tensão e potência. Poderá ativar notificações e receber um alerta em caso de consumo excessivo de algum dispositivo ou tomada. 

As casas inteligentes deixaram de ser um sonho longínquo que só se vê nos filmes ou em casas luxuosas. Através dos nossos serviços poderá realmente melhorar a sua qualidade de vida, tornando a sua casa mais confortável, segura e económica.