O mercado da tecnologia para casas e escritórios está em crescente evolução. A evolução tem acontecido de forma progressiva, mas nos últimos tempos, a procura por casas inteligentes tem aumentado de forma exponencial. É importante para si que a sua casa não fique parada no tempo? Neste artigo mostramos 5 formas para que isso não aconteça.

  1. Reforço na segurança

Um dos maiores benefícios de colocar um sistema de segurança é que não só engloba diversos automatismos, como gera a integração entre eles, fortalecendo a proteção da casa. Existem ilimitadas formas de integrar estes sistemas… Por exemplo: alarmes, fechaduras automáticas de alta segurança, reconhecimento facial ou de impressão digital, controlo sobre a abertura de portas e janelas, câmaras inteligentes e muito mais.

  1. Economia de água e energia

Praticamente todos os dispositivos inteligentes geram conforto ou economia. Os gastos com iluminação podem ser drasticamente reduzidos ao acender e apagar automaticamente as luzes, apenas quando necessário e com a intensidade necessária. Os esquecimentos também passam a ser uma coisa do passado. O mesmo é aplicável ao sistema de climatização ou arcas, que nem sempre necessitam da potência máxima evitando assim o consumo excessivo. Através da monitorização da água é possível evitar sustos na altura de pagar a conta. Por exemplo em caso de fugas lentas, que num jardim podem ser praticamente indetetáveis. O corte automático em caso de fuga de água ou gás não só contribui para a economia, mas também para a segurança em caso de acidentes, assim como para proteção do meio ambiente.

  1. Praticidade e comodidade

Vivemos uma altura em que cada vez temos menos tempo e os dias são muito corridos. Um dos grandes benefícios de qualquer tipo de automação é trazer mais facilidade e comodidade na nossa vida. E isto não é diferente na automação habitacional, o que nos faz ganhar mais tempo para o que realmente importa. É possível agendar atividades domésticas diárias quando não estamos em casa, fazer pedidos ao assistente de voz ou até criar cenários personalizados… O “Bom dia” pode preparar o seu café, abrir as persianas e preparar o carro para saída. As janelas podem fechar quando começa a chover. O portão da garagem pode abrir automaticamente ao detectar que está a regressar a casa. Também é possível acionar lareiras elétricas, ou utilizar inteligência artificial para decidir quando regar o seu jardim, muito útil para quem passa muito tempo fora de casa ou faz longas viagens.

  1. Eleve o conforto a outro nível

Outro dos benefícios é trazer conforto e bem-estar dentro de casa, criando uma atmosfera mais agradável e que providencia uma experiência única. Com a tecnologia, é possível controlar a intensidade, o brilho e as cores da iluminação. Pode ainda regular a temperatura do ar ou até mesmo deixar o ambiente com a sua fragrância preferida. Outra possibilidade é programar o sistema de som para tocar música em determinados ambientes ou em toda a casa. Com o avanço tecnológico na área da multimédia agora pode ter a sua própria sala de cinema sem sair do sofá.

  1. Valorização imobiliária 

Vários estudos mostram que a procura de casas com domótica está em largo crescimento, principalmente pelas gerações mais jovens, desta forma é uma ótima forma de valorizar o seu imóvel. Numa fase em que já não é possível viver sem um smartphone, a automação residencial parece seguir a mesma tendência, tornando o investimento recuperável num prazo cada vez mais curto.