Para criar uma casa inteligente, há determinadas escolhas que devem ser feitas e aspetos que devem ser considerados. Por exemplo, o que faz sentido tornar automático, quais os dispositivos mais adequados para que tudo possa funcionar como um todo e por fim solicitar um orçamento de acordo com todos estes aspetos.
O que tornar automático
Antes de iniciar o processo de tornar a sua casa inteligente, é importante perceber o que tudo isto significa, o conforto, economia e segurança que irá trazer ao seu dia a dia. E, sem dúvida, perceber quais as partes de uma casa que fazem sentido automatizar.
É, por exemplo, importante perceber o que são sensores de movimento e onde esses sensores farão sentido na sua casa. A criação dos cenários com automatizações adaptadas ao seu dia a dia são, também, um aspeto importante a considerar, assim como as portas com fechadura automática que abrem por aproximação, entre outros automatismos que nos levam aos dispositivos mais adequados para tornar estes automatismos possíveis.
Dispositivos mais adequados
Após saber o que pretende automatizar, é importante perceber quais os dispositivos inteligentes que fazem sentido para o seu projeto, como por exemplo lâmpadas inteligentes, fechaduras inteligentes, aspiradores e máquinas de café automáticas, câmaras para bebés ou animais de estimação, sensores de movimento, assistentes de voz, entre outros. Existem milhares de dispositivos disponíveis, cada um com a sua própria funcionalidade.
Definir o que tornar automático e quais os dispositivos adequados para os vários locais da sua casa é sem dúvida um bom ponto de partida, mas o melhor de tudo é conseguir reunir todos eles numa só aplicação. Limitar o controlo dos dispositivos a apenas uma só aplicação, permite não só gerir, mas também controlar e verificar o estado da sua casa, usando sempre a mesma interface. Desta forma o termo “domótica” perderá o fardo de complicação que ainda se sente nos dias de hoje.
Definição do orçamento
Por fim, é importante definir um orçamento e para essa definição encontrará todo o apoio dos técnicos e gestores de clientes da Óbvio, que lhe irão entregar um orçamento realizado por disciplinas, personalizado ao seu projeto e de acordo com as suas necessidades. Com o orçamento criado por disciplinas, poderá escolher quais os passos mais importantes para si, o que pretende avançar primeiro ou se irá realizar o projeto como um todo.
Quer opte pelo passo a passo ou decida logo dar o salto e instalar todo o sistema de domótica, as casas inteligentes são para todos e deixaram de ser um sonho longínquo ou visto apenas nos filmes com casas luxuosas.